JOE BIDEN PREPARA PROPOSTAS PARA REFORMAR SUPREMO TRIBUNAL

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, hoje, a intenção de reformar urgentemente o Supremo Tribunal norte-americano, dominado por conservadores, numa iniciativa de longo prazo.
O Chefe de Estado pretende revelar as novas medidas num discurso em Austin, Texas, onde pode vir a defender uma emenda constitucional capaz de anular a recente decisão do Supremo Tribunal que apoia a imunidade de Donald Trump, candidato presidencial republicano às eleições de Novembro.
De acordo com a Lusa, Joe Biden quer, também, limitar o número de mandatos dos juízes do Supremo Tribunal, que actualmente exercem funções vitalícias, na sequência de decisões como a revogação do caso “Roe v Wade”, que durante várias décadas garantiu o direito ao aborto, assim como a adopção de um código de ética para os juízes do referido tribunal.
Entretanto, o gabinete presidencial, citado pela Agência France Presse, disse que o chefe de Estado dos EUA e a vice-presidente Kamala Harris, a provável candidata democrata nas eleições de Novembro, querem “trabalhar com o Congresso nestes planos”, durante os próximos meses.