CERIMÓNIA DE CONDECORAÇÕES HOMENAGEIA FUNDADOR DA NAÇÃO E ANTIGOS COMBATENTES

0

Mais 197 personalidades, de um total de 463 desta 6.ª Cerimónia, são condecoradas, hoje, em Luanda, pelo Presidente João Lourenço, no âmbito da outorga da medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.

A cerimónia de homenagens a estes cidadãos cujas acções, ao longo do percurso histórico de Angola, representaram um legado perene de dedicação e serviço à pátria, inscreve, para hoje, a atribuição de medalhas a 113 figuras na Classe Independência e 84 na Classe Paz e Desenvolvimento.

A lista de personalidades a serem reconhecidas pelo contributo à causa da Independência, a sua preservação, desenvolvimento e progresso de Angola integra figuras da política, economia, cultura, desporto e do jornalismo, entre os quais o jornalista Santos Vilola, profissional desta velha casa de imprensa, a ser condecorado amanhã, altura em que acontece a distinção de outras 266 pessoas.

A outorga de medalha é enquadrada nas celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro deste ano, e decorre desde Abril, em cumprimento do disposto na Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025.

A instituição da medalha comemorativa alusiva ao cinquentenário da Independência prossegue, hoje e amanhã, com o processo de distinção a personalidades ou a grupos de indivíduos.

A 6.ª Cerimónia presta homenagem ao Fundador da Nação e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e aos antigos combatentes, reconhecendo o papel histórico desempenhado na conquista da liberdade e na construção do Estado soberano.

A homenagem evoca o legado de coragem, visão e sacrifício que o Herói Nacional consentiu durante a luta de libertação e inspira as actuais e futuras gerações a prosseguirem na defesa da paz, da unidade e do progresso,valores essenciais para a consolidação e afirmação da Nação.

As condecorações são outorgadas em diferentes etapas, através de várias cerimónias por realizar durante o período das festividades, que se devem prolongar até vésperas das celebrações do 11 de Novembro deste ano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *