VENÂNCIO MONDLANE ELEITO MEMBRO PERMANENTE DA REDE DE COMBATENTES CONTRA REGIMES AUTORITÁRIOS EM BERLIM
O ex-candidato presidencial e presidente do recém-criado partido ANAMOLA foi eleito, neste fim-de-semana (09.11), membro permanente do Comité de Líderes da WLC (World Liberty Congress), em Berlim, Alemanha.
Desde o passado 08 de Novembro, o ex-candidato participa como convidado na abertura da Assembleia- -Geral da WLC, que decorre no edifício de Abgeordnetenhaus, Berlim.
Desta vez, foi acompanhado pelos membros do seu partido, Custódio Abílio e Nito Agostinho, nomeadamente. A WLC é reconhecida como maior rede mundial de dissidentes e combatentes contra regimes autoritários, reunindo líderes e movimentos comprometidos com a liberdade, democracia e direitos humanos no mundo.
Durante o seu discurso antes da eleição, Mondlane declarou-se como fonte de inspiração da chamada Geração Z, a que lidera protestos em África, e destacou o seu impacto na cena política nacional e na diáspora.
Muita gente deve estar a perguntar-se quem inspirou a Geração Z. Houve muitas pesquisas, mas quero apresentar aqui.
Fui candidato nas eleições presidenciais de 2024, mas aconteceu algo inédito em Moçambique e no Mundo: conseguimos mobilizar três meses consecutivos de manifestações apenas usando o telemóvel”, disse entusiasmado.
O actor político sublinhou que, apesar de ter tido oportunidade de tomar posse à força, alegadamente porque o Governo estava fora do País (fuga), não o fez porque “Quem toma o poder à força, à força sairá do poder”.
Ainda no âmbito do surgimento da “Geração Z”, Mondlane reiterou que o movimento das manifestações assistido em Moçambique inspirou acções semelhantes em países africanos como “Quénia, Togo, Tanzânia, Angola, Marrocos” e diversos.