NO LUBANGO: POPULAÇÃO BEBE ÁGUA NO MESMO POÇO COM OS BOIS

0

Moradores do bairro Tenga II, no município do Lubango, província da Huíla, consomem água inapropriada de poços onde os animais, como cabritos, porcos e bois, estendem os focinhos para o consumo do líquido precioso, denunciou recentemente uma fonte ao Jornal Hora H.

Para os moradores, a água não serve simplesmente para matar a sede, porém, estende-se para outras actividades como o de lavar loupas, loiças, limpar a casa, tomar banho e mais, ainda que em condições desapropriadas para o consumo humano.

Sujeitam-se a esta realidade porque não há alternativa e ainda que a situação decorre no município de Lubango, o governo ousa em ignorá-los, como se fossem meros animais, que não merecem projectos como chafarizes, capazes de minimizar o mal.

Com esta situação, os cidadãos daquela localidade apelam à sensibilidade do Presidente João Lourenço, bem como do governador Nuno Mahapi Dala para que se deia uma solução adequada o mais breve possível, para evitar que as pessoas morram desnecessariamente de colera que tem assolado o país.

“É aqui onde as pessoas tomam banho, lavam roupas, os bois bem aqui e ainda levamos a água em casa para beber. Não tem como ignorar essa água, não tem onde tirar mais. O governo deve nos ajudar na questão da água, energia e até na construção de escolas, há muitos meninos fora do ensino”, disse Domingos Canivete, morador daquela circunscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *