E-mail para denúncia: correiodamanha18@gmail.com

NO UÍGE: ADMINISTRADOR DO KIMBELE AFONSO MANUEL ACUSADO DE NEPOTISMO, TRIBALISMO E BAJULADOR

0

Em menos de um ano, o Afonso Manuel, Administrador Municipal do Kimbele, tem demonstrado ser uma figura marcada por práticas questionáveis, guiadas por má-fé, espírito vingativo, nepotismo, tribalismo e favoritismo.

Recentemente, o administrador denunciou o seu então Diretor de Gabinete, Bernardo Pululu Xingui, filho do Kimbele (Pululu-Ikoka), à Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando-o de ser informante dos activistas e responsável por divulgar informações internas nas redes sociais. Entre as acusações mais graves está a alegação de que o Sr. Xingui participou de uma reunião na residência do Pastor Mitotina, no Texaco, onde supostamente teriam elaborado planos para prejudicar o administrador.

No entanto, segundo a nossa fonte, as acusações careciam de provas e fundamentos legais, motivo pelo qual a PGR Negage não permitiu que o caso seguisse para o Ministério Público. Ainda assim, por vergonha, pressão e sem saber como encarar a pessoa que ele denunciou sem provas, o Sr. Afonso Manuel, não teve outra opção, senão exoner o Sr. Xingui do cargo na última sexta-feira.

De acordo com a fonte, esse comportamento não é novo. Afonso Manuel é conhecido por favorecer apenas os seus, em detrimento dos demais munícipes — especialmente os que não pertencem à regedoria de Kimefuoto. Sua administração tem sido marcada por nepotismo: cargos estratégicos estão a ser ocupados por familiares e amigos próximos, como:

– Suzana Manuel (Diretora do Gabinete Jurídico), filha do irmão mais velho;

– Santos (GEPE), sobrinho direto;

– Veloso (Secretário-Geral), amigo pessoal;

– José e Ângelo (Gabinete), cunhados;

– Pedro Filipe, Vercelão Jorge, Kulanga, Firmino Mendes, entre outros amigos;

– Nazaré Bula, apontada como sua namorada.

“Que tipo de governação é essa?”, questiona a nossa fonte. Para além de perseguir os que não o bajulam, o administrador parece ignorar o verdadeiro trabalho público, priorizando interesses pessoais e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *