UNIÃO AFRICANA CELEBRA 22 ANOS COM INSTABILIDADE EM MUITOS ESTADOS MEMBROS

Continuam as reflexões sobre a presidência rotativa de Angola na União Africana, a assumir o próximo ano. O tema surge novamente em debate numa altura em que se assinala, esta terça-feira, o Dia da União Africana (UA).
A União Africana foi fundada, a 09 de Julho de 2002, em substituição da Organização da Unidade Africana (OUA), criada a 25 de Maio de 1963.
No espaço “Visão Global”, Mário Gerson, especialista em relações internacionais, destaca o facto de ser a primeira vez na história diplomática angolana, o país assumir essa importante função no contexto continental.
Entretanto, para o analista, vinte e dois anos depois da sua criação, a União Africana tem enfrentado vários desafios, fundamentalmente os ligados aos conflitos reinantes no continente, tendo destacado a guerra no leste da República Democrática do Congo (RDC) com Angola a desempenhar o papel de país mediador.
DEBATE
Angola vai realizar, nos próximos dias, na União Africana, um debate sobre a “Proliferação de Mercenários e o seu Impacto para paz e Segurança no Continente”.
Os dados foram prestados pelo embaixador Miguel Bembe no âmbito da presidência de um mês do Estado angolano no Conselho de Paz e Segurança da União Africana.