E-mail para denúncia: correiodamanha18@gmail.com

ANGOLA DEFENDE MAIS COOPERAÇÃO ENTRE PAÍSES MEMBROS DA SADC

0

O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, considerou, sexta-feira, ser necessário que os países membros da SADC continuem a promover a cooperação e o apoio mútuo, para alcançar o desenvolvimento e a prosperidade da região.

Ao fazer a abertura dos trabalhos da reunião do grupo dos embaixadores da SADC em Adis Abeba, na Etiópia, realizada nas instalações da Missão Diplomática angolana nesta capital, Miguel Bembe sublinhou que trabalhando juntos, os Estados-Membros da organização regional têm a oportunidade de traçar um percurso conducente a um futuro mais brilhante para todos os povos da África Austral.

O diplomata destacou que Luanda deverá acolher a próxima Sessão do Diálogo SADC-EU ao nível ministerial, nos dias 17 e 18 deste mês, e que a reunião do Comité de Ministros do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC realizar-se-á entre 11 e 12 de Julho deste ano, em Lusaka, Zâmbia.

Segundo a nota que o JA Online teve acesso, Miguel Bembe que preside o grupo de embaixadores da SADC em Adis Abeba congratulou-se com a realização do encontro tido como uma demonstração da unidade e coerência das políticas e acções da SADC no contexto continental.

A reunião enfatizou o papel estratégico do grupo que doravante “actuará como principal intermediário entre a SADC e a União Africana”, assegurando que as posições da organização regional sejam plenamente defendidas à nível continental.

O Grupo tenciona trabalhar, também, na promoção da integração regional e no alinhamento das estratégias e políticas da SADC com os objectivos da União Africana, assim como pretende implementar um calendário de reuniões para alinhar posições e garantir consenso entre os membros, desenvolver programas internos de capacitação focados na diplomacia multilateral, negociação e gestão de conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *