BENEDITO DANIEL E SAPALO ANTÓNIO DISPUTAM A LIDERANÇA DO PARTIDO

0

Um total de 101 delegados das 18 províncias chega, hoje, a Luanda, para participar amanhã, no V Congresso do Partido de Renovação Social (PRS), que termina na quinta-feira, no Complexo do Capalanca, município de Viana.

Segundo a informação prestada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo coordenador da Comissão Preparatória do Congresso, Donji Vieira, 101 delegados participam no evento, onde Sapalo António e o actual presidente, Benedito Daniel, concorrem ao cadeirão máximo desta formação política.

Donji Vieira disse que a conclusão em tempo útil de todos os instrumentos jurídicos e políticos permitiu que a realização do V Congresso Ordinário do PRS ocorresse de 1 a 3 de Outubro, segundo o que estava previsto, quer interna, quer  externamente.

Além da participação directa dos 101 delegados do PRS, frisou o coordenador da Comissão Preparatória do Congresso, vão estar presentes representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento, 90 por cento do corpo diplomático acreditado em Angola, além da corte do Tribunal Constitucional.

Donji Vieira garantiu, ainda, que os constrangimentos impeditivos, designadamente os de natureza jurídica e política à realização do V Congresso do PRS, agendado para amanhã, foram todos ultrapassados.

Depois da decisão do Tribunal Constitucional (TC) ter considerado inconstitucional a sanção aplicada a Sapalo António e, consequentemente, a autorização para concorrer à liderança do partido, frisou o coordenador, o partido decidiu manter os dias 1, 2 e 3 para a realização do conclave.

Sapalo António vai disputar com o actual presidente do PRS, Benedito Daniel, o acesso ao cadeirão máximo do partido, depois da resposta do TC à providência cautelar interposta, que impedia o mesmo de concorrer à liderança do partido, em primeira instância, alegadamente por não reunir os requisitos. JA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *