CABEÇA DE LISTA DA UNITA PODERÁ SER DÍSPAR DO LÍDER DO PARTIDO CASO ADAPTE SEUS ESTATUTOS, DIZ ESPECIALISTA 

0

O Presidente da UNITA anunciou que vai convocar o XIV Congresso em finais do mês de Agosto, no cumprimento dos estatutos da organização que dirige e que o mesmo terá múltiplas candidaturas.

Adalberto Costa Júnior assegurou que o partido vai manter a cultura de múltiplas candidaturas e sente-se tranquilo quanto a isso. O líder da maior força política na oposição não deixou de atirar farpas viradas a alguns correligionários. ACJ, fez estas afirmações na cidade de Catete, província do Icolo e Bengo, durante um acto político.

Sobre o assunto, o politólogo, Agostinho Sicato, afirmou que a UNITA tem muitos desafios, se vai manter o modelo do Presidente ser o cabeça de lista nas eleições gerais ou se vai adaptar os seus estatutos à semelhança do MPLA.

Sicato falou de algum seguimento interno que vislumbra o possível regresso de Samakuva à liderança do “Galo Negro” e minimizou as farpas.

Sicato, antevê um ambiente de apreensão no seio da UNITA com o aproximar do XIV Congresso, face alguma franja que pensa manter a actual liderança de Adalberto Costa Júnior, mas apontou o depois do congresso que deixa o partido dividido.

Indicou alguns nomes presidenciáveis, como Nelito Ekuikui, Adriano Sapiñala, Navita Ngolo, Liberty Chiyaca e Rafael Massanga.

Por seu turno, o especialista em política, Eurico Gonçalves, identificou vários grupos de interesse na liderança ao nível da UNITA. O académico disse que Adalberto Costa Júnior, reconhece que somente com unicidade, o “Galo Negro” conseguirá um resultado igual ou superior ao de 2022.

Eurico disse que a Frente Patriótica Unida “está ferida e fragilizada política e socialmente vulnerável”, o que representa um receio no seio do “Galo Negro”, e qualquer candidato que for eleito no XIV Congresso deverá cultivar a política inclusiva para enfrentar as eleições de 2027.

Quanto às farpas atiradas por Adalberto Costa Júnior, revelou incerteza por parte do actual líder da UNITA se será ou não reeleito Presidente do “Galo Negro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *