CARTA AO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO E AO MINISTRO ALBANO VICENTE LOPES FERREIRA

AO
-PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA.
-MINISTRO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço;
Sua Excelência Ministro do Ensino Superior, Dr. Albano Vicente Lopes Ferreira.
É com sentimento profundo de indignação que venho expressar a minha preocupação sobre as atuais denúncias que circulam nas redes sociais, refletindo a má gestão do atual Reitor da Universidade Lueji Ankonde, na 4ª Região Académica. Acredito que tanto Vossas Excelências quanto as demais autoridades competentes não estão alheios ao descontentamento manifestado pelos estudantes nas plataformas digitais. É fundamental ouvir as vozes daqueles que clamam por seus direitos, pois isso é um dos pilares da boa governação.
Desde a nomeação do Reitor Alfredo Armando Manuel, os problemas na Universidade têm se multiplicado de forma alarmante. O descontentamento entre Docentes e Discentes cresceu significativamente. As denúncias não são novas; no entanto, nos últimos dias, a comunidade académica parece estar saturada e decidiu inundar as redes sociais com manifestos e súplicas. É inaceitável que Estudantes finalistas de 2023 e 2024, apesar de terem pago todos os emolumentos necessários, ainda não tenham recebido seus documentos académicos — Certificado e Diploma — que atestam sua formação como técnicos superiores.
Esse cenário é preocupante e merece atenção imediata. Os Estudantes sentem-se desamparados e sem apoio num momento como este, crucial das suas vidas acadêmicas.
Apelo a Vossas Excelências para que ouçam a voz dos Estudantes e da população em geral. É urgente a reestruturação da gestão da Universidade Lueji Ankonde e das suas unidades orgânicas na Lunda Norte, começando pelo Reitor, Vice-Reitor para Área Académica e Vida Estudantil e pelo Vice-Reitor para Área Científica, e pelos Decanos das Faculdades de Direito e de Economia da Lunda Norte, da Escola Pedagógica do Dundo e do Instituto Superior Politécnico do Cuango. As denúncias feitas até agora não se limitam apenas à má gestão do Reitor; elas também refletem a atuação dos distintos Decanos das unidades orgânicas mencionadas.
Se houver dificuldades em nomear pessoas sérias, competentes e comprometidas com o ensino superior em Angola, estamos dispostos a ajudar o Governo, com uma sondagem de opinião pública sobre às personalidades que podem conduzir essas instituições. É imperativo salvar a Unidade Lueji Ankonde e garantir um ensino superior de qualidade, mesmo que seja o mínimo exigido.
Agradeço pela atenção dispensada a este assunto urgente e espero que medidas concretas sejam tomadas para restaurar a dignidade e a funcionalidade da nossa instituição de ensino superior.
Atenciosamente,
António Chibuabua Martins|13.05.2025|.