CASO EDSON MENDES ARAÚJO: PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO E DENÚNCIA PÚBLICA DE FRAUDE E BURLA

0

À

Direção dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) Ministério Público / Procuradoria-Geral da República Luanda, Angola.

Assunto: Pedido de Investigação e Denúncia Pública de Fraude e Burla – Caso Edson Mendes Araújo com  Iban: ,00550000508478091018, onde foi colocado o dinheiro por alegadamente ser da empresa da FC – Friesland Campina, com origem Holandês.

Excelentíssimos Senhores,

Eu, Daniel Tchiwape Calima, cidadão e portador do documento de identificação nº 0097493MO033, residente em Luena, Província do Moxico, bairro social da Juventude, Angola, venho por meio desta, de forma formal, apresentar uma denúncia respaldada por evidências claras e concretas, sobre um crime de fraude e burla que fui vítima, perpetrado por um grupo de indivíduos liderados por Edson Mendes Araújo e outros com as suas contas bancárias, com a participação de outras pessoas e ligadas à empresa FC – Friesland Campina, que se apresentou como uma plataforma de investimentos legítima, mas que revelou-se um esquema criminoso, causando prejuízos no valor total de 2.580.000 Kz. (dois milhões quinhentos e oitenta mil kwanzas).

Contextualização do Caso:

O referido esquema, promovido massivamente nas redes sociais WatsApp e divulgado por diversos conhecidos, foi apresentado como uma oportunidade de investimento legítima, com a promessa de altos retornos financeiros em um curto período de tempo. Com várias famílias angolanas envolvidos.

O fato de muitos cidadãos angolanos estarem em busca de alternativas para melhorar a sua situação financeira, especialmente em face do alto índice de desemprego, contribuiu para a adesão de centenas, senão milhares, de pessoas a essa farsa criminosa.

Fui induzido a investir, acreditando que seria uma maneira eficaz de melhorar minha condição financeira e garantir o bem-estar da minha família, assim como muitos outros cidadãos.

Fatos que evidenciam a natureza fraudulenta e criminosa deste esquema:

1.  Promessas de Retorno Financeiro Rápido e Inexistente: Fomos levados a investir em uma plataforma digital associada à FC – Friesland Campina, com promessas de lucros elevados em prazos curtos, que variavam entre 20, 30 e 45 dias. Para obter tais retornos, era exigido o depósito de grandes quantias de dinheiro. Como exemplo, efetuei os seguintes investimentos:

 – 500.000 Kz na criação de conta e um investimento adicional de 110.000 Kz com uma propode ganhar 1,100.000.00

– 250.000 Kz para criação de conta e 1.500.000 Kz de investimento, com a promessa de 15.000.000 Kz após 20 dias de espera.

2.  Pressões Psicológicas e Manipulação de Informações como se tratasse de alguma coisa séria: Durante todo o processo, fui constantemente pressionado a efetuar depósitos adicionais, com a promessa de bônus e outras vantagens caso atingisse determinados valores de investimento. Mensagens como “não perca esta oportunidade única” ou “últimas horas para garantir seus lucros” foram usadas para nos pressionar a agir rapidamente e sem reflexão.

3.  Exigência de Pagamentos Abusivos e Irregulares: Os valores solicitados para taxas de registro, adesão aos planos de investimento eram elevados e sem respaldo legal, sendo exigido depósitos de valores como 20.000 Kz, 80.000 Kz, e até 500.000 Kz hoje, dia 3 de Setembro, para alegadamente ser da empresa de forma definitiva, sem qualquer respaldo contratual ou garantia de que os fundos seriam aplicados para fins legítimos e retorno aos investidores.

4.  Há muitos cúmplices enbolvidos os principais aliciadores. Falta de Documentação e Regulamentação Legal: Em nenhum momento foi apresentada documentação formal ou qualquer garantia de que os investimentos seriam regulamentados ou seguros, algo que deveria ser imprescindível em qualquer tipo de investimento legítimo.

5.Desaparecimento de Fundos e Ausência de Retorno: Após a realização dos depósitos, não houve nenhum tipo de retorno financeiro ou crescimento, o que demonstrou que as promessas eram, na realidade, falsas. Em alguns casos, as contas dos investidores foram congeladas ou excluídas sem qualquer aviso prévio, o que comprova que o objetivo de tais indivíduos era enriquecer à custa das vítimas.

6.Investigações de Envolvimento de Indivíduos Locais e Estrangeiros: No caso específico de Luena, a presença do senhor Isaac Zeferino, um dos administradores e identificado como militar na 72ª Brigada, levanta sérias questões sobre o envolvimento de autoridades locais nesse esquema criminoso.

Além disso, foi identificado que os responsáveis pela gestão do esquema são de origem holandesa Alee, aleni Smith entre outros identificados nas planilhas guardadas.

Pedido de Investigação Urgente:

Diante da gravidade da situação e do impacto social causado por este esquema, solicito fraudulento urgente e enérgica investigação,  a fim de identificar e responsabilizar todos os envolvidos. É crucial que o esquema criminoso seja desmantelado e que as vítimas sejam devidamente ressarcidas pelos prejuízos causados com a devolução dos nossos valores.

Estou à disposição para fornecer todas as evidências necessárias, como extratos bancários,contas e  comprovantes de depósitos com os nomes de todos os autores, onde os valores foram depositados por meio da comunicações de pressão e outros documentos que possam contribuir para o esclarecimento dos fatos e para a justiça.

Conclusão:

Compreende-se serem perfis falsos. Por fim, peço que a Direção dos Serviços de Investigação Criminal (SIC)  e o Ministério Público atuem com a máxima seriedade e diligência para que os responsáveis por essa fraude e burla sejam identificados e punidos conforme as leis vigentes, e que esse tipo de crime não se repita, prejudicando mais cidadãos de boa-fé.

Agradeço a atenção e aguardo uma resposta urgente sobre as providências que serão tomadas.

Atenciosamente,Daniel Tchiwape Calima Funcionario Online e Cliente Burlado Data: 26 de agosto e 3 de Setembro de 2025. Angola unida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *