CRISTÃOS DE TODO O MUNDO CELEBRAM HOJE A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO

Hoje, todos os cristãos do mundo celebram a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que para o padre Raimundo Abreu, da Congregação Jesuíta, deve ser vivida na esperança, renovação de fé e, sobretudo, na importância do amor ao próximo.
De acordo com o sacerdote, os cristãos católicos de todo o mundo celebram, hoje, um importante marco que sinaliza a vitória sobre a morte e o pecado após um período de luto e de esperanças, em torno da morte do filho de Deus.
Em declarações ao Jornal de Angola, o padre Raimundo Abreu explicou que o Domingo da Ressurreição, também conhecido como da Páscoa, é o dia mais importante do calendário cristão, pois representa a viragem da narrativa e cronologia dos acontecimentos da história bíblica.
No domingo de Páscoa, disse, as igrejas são decoradas com flores e luzes, para simbolizar a nova vida. As celebrações, acrescentou, são marcadas por cantos, danças alegres e mensagens de esperança.
“A ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da fé cristã, que representa a esperança da vida eterna e o cumprimento da promessa de um novo começo dentro das comunidades e na vida individual de cada um dos cristãos”, recordou.
A par da mensagem do Papa Francisco, que se centra na esperança, paz e bem-estar, o prelado Católico elegeu 12 desafios para 2025, entre os quais considerou como prioritários o reforço da aposta na educação, o aumento das vocações religiosas, a atenção às famílias em crise e o uso cuidadoso das novas tecnologias. O padre Jesuíta lembrou que a Páscoa aponta para o sacrifício de Cristo e o cumprimento de sua missão, por isso, o cristão olha para esta festa não apenas como uma celebração religiosa, mas como a marca da salvação em Cristo.
SÍMBOLOS PASCAL
Os principais símbolos da Páscoa incluem a cruz, que representa o sacrifício e a ressurreição de Jesus, o cordeiro, que simboliza Jesus como a oferenda a Deus para a salvação de todos, e o círio pascal, uma grande vela branca que representa a luz de Cristo.
A tradição da Igreja Católica destaca ainda o pão e o vinho, que remetem à Última Ceia e ao corpo e sangue de Cristo, assim como os sinos, que anunciam a ressurreição. A colomba pascal, o ovo e o coelho, disse, também são símbolos tradicionais, cujas origens remontam às tradições pagãs e cristãs.
FAMÍLIA DE BENGUELA FAZEM REFLEXÃO ESPIRITUAL
A celebração da Semana Santa em Benguela, cujo ápice acontece hoje, com a celebração da Páscoa, foi marcada por momentos de reflexão espiritual e práticas religiosas que envolveram toda a comunidade cristã.
Por ser uma época especial, carregada de simbolismo de fé e tradição, Ana João, moradora do bairro da Graça, contou que a viveu com intensidade, mas em casa. “É um momento em que nos reunimos para reflectir sobre os ensinamentos de Cristo e a renovar a nossa fé. Evitamos festas, músicas altas e tudo o que possa desviar do verdadeiro sentido da Páscoa”, disse.
Para José da Conceição, morador do bairro 11 de Abril, a Semana Santa é um momento de reencontro familiar. “Muitos dos meus filhos que trabalham fora voltam para casa nesta altura. Celebramos juntos, rezamos e também falamos sobre a vida. Mais do que uma festa religiosa, é um reencontro espiritual e emocional”, disse.
A Semana Santa tem grande significado para muitos jovens, sobretudo para aqueles que participam da Via Sacra nas comunidades ou integram grupos da igreja que organizaram vigílias e actividades de solidariedade.
Para os líderes religiosos, o envolvimento das famílias na Semana Santa reforça o papel da fé na construção de valores como a partilha, o perdão e a esperança. “Mesmo em tempos de dificuldades económicas e sociais, as pessoas não deixam de viver a fé e isso mostra a força que a tradição cristã ainda tem no meio das famílias”, afirmou o padre Domingos Chilombo, da paróquia da Nossa Senhora dos Navegantes.
CRENTES EM PROCISSÃO POR CRISTO NO BENGO
Mais de duzentos fiéis da Igreja Católica participaram, sexta-feira, em Caxito, província do Bengo, na peregrinação em alusão à Sexta-Feira Santa, percorrendo algumas artérias da cidade em procissão, com velas e imagens religiosas.
As orações dos fiéis e dos líderes religiosos católicos foram de pacificação das mentes, pela estabilidade familiar e a reconstrução de uma sociedade vocacionada à promoção da paz e justiça social.
O padre da Diocese de Caxito, Evaristo João, disse que a Igreja desempenha um papel fundamental na formação moral e ética da sociedade, promovendo valores como o amor ao próximo, solidariedade e respeito.
Neste contexto, referiu Evaristo João, a igreja é chamada a desempenhar um papel mais activo na construção de uma sociedade saudável, em que as diferenças não podem dividir as pessoas. Hoje, realçou, a Diocese de Caxito vai baptizar mais de 80 fiéis que aceitaram seguir Cristo.
TOCOISTAS REALIZAM CICLO ESPECIAL DE PALESTRAS
Um ciclo de palestras com temas sociais está a marcar, ao longo da semana, a comemoração dos 90 anos da Teofania ao Profeta Simão Gonçalves Toco, em Luanda, disse, ontem, o bispo auxiliar da Igreja Tocoísta, Simão Quibeta.
O programa de actividades incluiu, ainda, a análise de temas como “A Teofania ao Profeta Simão Toco no contexto político africano e mundial”, “África o que impede o seu desenvolvimento?”, “A Agricultura como Base do Desenvolvimento Nacional” e “O Turismo Religioso e a sua Contribuição na Economia Local”.
Simão Quibeta explicou que o programa litúrgico alusivo aos 90 anos da Teofania ao Profeta Simão Toco, assinalado a 17 deste mês, termina hoje com a realização de um Culto de Acção de Graças, no Santuário de Catete, província de Icolo e Bengo.
O bispo auxiliar Thiago Dias da Costa salientou, ainda, que as festividades deste ano vão ser diferentes dos anos anteriores. “Temos tudo preparado para que os fiéis possam termos uma festa à altura em Catete”, disse.