DÍVIDAS DOS CONSUMIDORES À ENDE ULTRAPASSAM 300 MIL MILHÕES DE KWANZAS E COMPROMETEM NOVOS INVESTIMENTOS
A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) revelou que a dívida acumulada dos seus clientes ultrapassa os trezentos mil milhões de kwanzas, situação que está a comprometer a realização de novos investimentos e a qualidade do fornecimento de energia eléctrica em todo o país.
O Administrador para a Área de Comercialização, Assuntos Regulatórios e Tecnologia de Informação, Lourenço Filipe, explicou que o montante da dívida, estimado em mais de 368 mil milhões de kwanzas, resulta da falta de pagamento por parte dos clientes em várias províncias. O responsável apelou ao pagamento voluntário dos valores em atraso e destacou a abertura da empresa para negociações e acordos de pagamento faseado.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da ENDE, Pedro Buca, informou que continua em curso o processo de recuperação dos postos de transformação (PT’s) que foram explorados ilegalmente por gestores e particulares. Em Luanda, dos cerca de 150 PT’s privados identificados, 13 já foram recuperados pela empresa e 11 encontram-se em fase de reintegração.
O dirigente sublinhou ainda que a existência de PT’s ilegais tem gerado especulação de preços, fornecimento irregular e riscos à segurança das comunidades vizinhas. Pedro Buca garantiu que a ENDE continuará a atuar para normalizar o sector e reforçar a rede eléctrica, que já cobre cerca de 70% da província de Luanda, podendo alcançar níveis mais altos com a execução do programa de electrificação 2025-2029.