EM ANGOLA: PROVEDORIA DE JUSTIÇA ASSINALA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA

0

A provedora de Justiça, Florbela Araújo, afirmou sabado, em Luanda, que os 20 anos de existência da instituição representam mais do que uma simples marca cronológica, simbolizam duas décadas de compromisso ininterrupto com a defesa dos direitos dos cidadãos, a promoção da justiça e o fortalecimento do Estado Democrático e de Direito em Angola.

Forbela Araújo, que falava durante a celebração do 20.º aniversário da instituição, assinalado ontem, destacou que a Provedoria de Justiça tem-se afirmado pela sua independência, integridade e coragem institucional.

A responsável acrescentou que a Provedoria de Justiça tornou-se uma ponte entre o cidadão e a Administração Pública, dando voz às reclamações, inquietações e angústias dos que procuram justiça e equidade.

A também presidente da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA) sublinhou que o papel da instituição vai muito para além da resolução de conflitos administrativos, assumindo uma missão de proximidade, humanidade e escuta activa, especialmente num contexto em que a confiança nas instituições é essencial para a boa governação.

A provedora de Justiça enalteceu o trabalho de todos os que contribuíram para a consolidação da instituição, desde a liderança de Paulo Tjipilica, passando pela de Carlos Alberto Ferreira Pinto, até à actual direcção.

Segundo Florbela Araújo, as intervenções do Provedor têm sido pautadas pela legalidade e ética, promovendo a cidadania, protegendo os mais vulneráveis e incentivando a responsabilidade nos órgãos públicos.

“É com grande honra e profundo respeito que celebramos este marco na história do Provedor de Justiça do país”, ressaltou Florbela Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *