JOÃO LOURENÇO EXONERA MINISTRA “RABUGENTA” DA EDUCAÇÃO E NOMEIA ANTIGA SEGUNDA VICE-PRESIDENTE DO GRUPO PARLAMENTAR DO MPLA
De acordo a nota que tivemos acesso, em Decreto Presidencial, João Lourenço justificou esta mudança com “conveniência de serviço” sem dar outras explicações. Erika Carvalho Aires foi a segunda Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA.
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, exonerou esta terça-feira Luísa Maria Alves Grilo do cargo de ministra da Educação, por conveniência de serviço.
De acordo com um decreto presidencial assinado hoje, o Chefe de Estado nomeou, em outro diploma, Erika Linete Batalha de Carvalho Aires para assumir a pasta da Educação.
A exoneração e a nomeação constam de decretos presidenciais tornados públicos no mesmo dia, no âmbito da reorganização do Executivo.
Erika Linete Batalha de Carvalho Aires é membro do MPLA e deputada na Assembleia Nacional. Nascida a 8 de Setembro de 1979, Erika Aires tem representação no círculo nacional e integra a Comissão de Administração do Estado e Poder Local no Parlamento.
Antes da sua nomeação como ministra da Educação, desempenhou funções dentro do MPLA como vice-presidente do Grupo Parlamentar, participando em actividades políticas e em iniciativas junto das comunidades locais.
Erika Aires também já foi nomeada em cargos de consultoria no Executivo, tendo sido designada consultora no Gabinete de Quadros da Presidência da República.
Além da carreira política, há registos de que tem envolvimento académico, incluindo trabalhos e orientações ligadas a temas de administração pública e participação política, nomeadamente no campo de ciência política.
Com a sua recente nomeação para liderar o Ministério da Educação pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, Erika Aires assume uma responsabilidade central num dos sectores estruturantes para o desenvolvimento do país.
Erika Linete Batalha de Carvalho Aires passa assim a liderar o sector da Educação, numa altura em que o sistema de ensino enfrenta desafios ligados à qualidade do ensino, à formação de professores e à expansão da rede escolar em todo o país.