E-mail para denúncia: correiodamanha18@gmail.com

MILHARES DE PORTUGUESES VOTAM HOJE DE FORMA ANTECIPADA

0

Há cerca de 218 mil eleitores inscritos para votar antecipadamente e em mobilidade, hoje, para as eleições presidenciais do próximo domingo, em Portugal, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

As inscrições para o voto antecipado em mobilidade para as presidenciais do dia 18 começaram no domingo passado e terminaram na quinta-feira, podendo apenas fazer este registo os eleitores recenseados em Portugal.

Para o fazer, o eleitor teve de comunicar a sua intenção através da Internet, em www.votoantecipado.pt, ou por via postal, no qual teria de constar a mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretendia exercer o direito de voto, além dos dados de identificação.

O voto em mobilidade realiza-se, hoje, exactamente uma semana antes das eleições de 18 de Janeiro, num local escolhido pelo eleitor em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devendo identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado.

A primeira vez em que houve mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país foi nas presidenciais de Janeiro de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Nesta ocasião, inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade 246.922 eleitores.

Se o eleitor se inscreveu para votar hoje, mas não vai conseguir fazê-lo, “não há problema, pois não ‘perderá’ o direito de votar nestas presidenciais”, sublinharam o ‘site’ Notícias ao Minuto e a Lusa. Caso o eleitor se tenha inscrito para votar antecipadamente em mobilidade, mas não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Os dados enviados à Lusa indicam que, até às 23h59 de quinta-feira, inscreveram-se 218.481 eleitores na modalidade de voto antecipado em mobilidade e os distritos com maior número de inscritos são Lisboa (67.168), seguido do Porto (35.016), Setúbal (18.276), Braga (11.882), Aveiro (11.368) e Coimbra (11.003).

Um deles é o próprio Chefe de Estado. Segundo a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa inscreveu-se para votar de forma antecipada hoje, com o objectivo de chamar a atenção para esta modalidade, que permite uma maior flexibilidade para os portugueses votarem e para que os que não possam ou não lhes dê jeito votar no dia 18, poderem exercer o seu direito de voto hoje.

Cerca de 11 milhões de eleitores (concretamente 11.039.672, mais 174.662 votantes do que nas presidenciais de 2021) residentes em Portugal e no estrangeiro estão recenseados para votar no próximo domingo, concorrendo a estas eleições 11 candidatos, um número recorde.

Os candidatos são Gouveia e Melo (independente), Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (Livre), Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Caso nenhum dos candidatos tenha maioria absoluta, haverá uma segunda volta a 8 de Fevereiro, à qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados.

O vencedor deste sufrágio vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016 e que termina o seu mandato em Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *