MORREU O POLITICO DO PRA-JA JARDO MUEKALIA DEPOIS DA REUNIÃO COM JOÃO LOURENÇO EM MENOS DE UM MÊS

0

 

Uma nota enviada a nossa redacção do Coorreio da Manhã Angola, pela Direcção do partido de Abel Chivucuvuco, informa que tomou conhecido do falecimento de Jardo Muekalia, ocorrido a partir dos Estados Unidos de America, no dia 11 de Dezembro de 2025, com profunda dor e tristeza, e lembra que até a data da sua morte, Jardo exercia a função de Director da Campanha eleitoral do PRAJA-Servir Angola, missão que cumpria com muita dedicação.

O político e académico angolano Jardo Muekalia, foi uma das mais importantes figuras da diplomacia da UNITA nas décadas de 80 e 90, do século passado, é o mais novo militante do partido político de Abel Chivukuvuku, o PRA-JA-Servir Angola.

O antigo representante da UNITA nos Estados Unidos de América, Jardo Muekalia, passou a integrar desde   25 de Agosto de 2025, as fileiras o PRA-JA – Servir Angola.

Na Nota enviada ao Repórter Angola, o Presidente do Partido, Abel Epalanga Chivukuvuku lamenta a perda de mais um nacionalista, que segundo o lider do PRA-JA Serveir Angola, cumpria com dedicação e zelo as tarefas do partido.

Personalidade de reconhecida competência e prestígio”, Jardo Muekalia foi responsável por representar a UNITA em Londres e, durante dez anos, foi oficialmente o ‘homem forte’ do partido de Jonas Savimbi em Washington DC, nos Estados Unidos de América (EUA), onde assegurou o programa mais ambicioso de ajuda norte-americana a uma entidade não-estatal africana.

Jardo Muekalia é também conhecido por ter “um vasto percurso nacional e internacional nas áreas da diplomacia, das relações internacionais e da estratégia política”, um currículo que acumulou ao longo de toda a sua carreira, marcada “pela defesa intransigente dos valores democráticos, pela sua postura patriótica e pela permanente dedicação ao interesse público”.

Jardo Muekalia nasceu a 20 de Setembro de 1959, na província do Huambo, onde, aos 16 anos, integrou a guerra de guerrilhas. A sua formação militar foi feita em Rabat, no Marrocos, e pouco tempo depois juntou-se à missão externa da UNITA, tendo chefiado a representação deste movimento em Londres, antes de migrar para os EUA.

Muekalia foi responsável por conduzir várias missões diplomáticas em África e na Europa, participou nas negociações de paz em Abidjan (Côte d’Ivoire) e Lusaka (Zâmbia) e esteve presente em todas as cimeiras entre José Eduardo dos Santose Jonas Savimbi, realizadas no exterior.

Mestre de Relações Internacionais pelo Institute of World Politics de Washington, foi secretário adjunto para as Relações Exteriores da UNITA e é reformado das Forças Armadas de Angola, com a patente de brigadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *