MOSTRANDO CAMINHOS FIOTES: RAFAEL SAVIMBI UMA LUZ QUE SE ACENDE NO FUNDO DO TUNEL

0

A praça política nacional agitou-se nesta semana com a entrada em cena de um actor improvável, pelo menos assim fazia crer, na luta pela liderança da UNITA, o maior partido da e na oposição.

Falamos de Rafael Massanga Sakaita Savimbi. Jovem político do partido do galo negro e com responsabilidade reconhecida a nível interno.

Apesar dos seus 46 anos, o filho do líder fundador da UNITA, já assumiu e assume cargos de relevância, pois no seu curriculum consta para além de deputado, é secretário para Relações Exteriores, depois de já ter passado nas funções de Secretário para mobilização e secretário geral-adjunto do partido.

Tem formação em gestão de empresas e relações internacionais, jovem com passado sem reservas. Com esta etapa que abre na sua jovem carreira, vem mostrar que o futuro de um país assenta-se também na vontade de mudança a pensar voos maiores.

A missão é hercúlea? É. Mas nada é impossível para quem nutre nos ideais de muangai a sina e chama acesa para reger uma nova UNITA que se fragilizou como oposição desde a ascensão do actual presidente. Hoje no seu entender, como líder a pensar futuro, há pressupostos internos que merecem uma revisão agora sob pena de haver muita dissidência interna por parte de militantes que agregam valores.

A UNITA de Adalberto Costa Júnior ficou marcada por um divisionismo cronico, há que reconciliar a família no âmbito interno. A velha máxima ” dividir para melhor reinar” apossou-se da liderança actual. Tal é os níveis de abandono, o nível de separação entre aqueles que teriam palavras a dizer mas que sofrem a mão do afastamento de quem manda no partido onde a irmandade e o respeito pelos manos mais velhos era irrevogável.

CANDIDATURA AVANÇADA. E AGORA QUAIS EIXOS QUE SUPORTAM A MESMA?

Ora bem, os cinco eixos a que o mesmo se baseia como pontos-base, mostram sustentabilidade para seguir em frente

1. Inovação e renovação:

Novas ideias e perspectivas abrem-se ajudando a modernizar o partido e torná-lo mais atraente para os eleitores mais jovens.

2. Energia e dinamismo: tendem a ter mais energia e entusiasmo, o que pode ser contagiante e ajudar a motivar os membros do partido e os eleitores.

3. Conexão com a juventude: podem ter uma compreensão mais profunda das necessidades e preocupações da juventude, o que pode ajudar o partido a se conectar melhor com esse grupo demográfico.

4. Mudança de paradigma:

podem trazer uma nova forma de pensar e abordar problemas, o que pode ser benéfico para um partido que está procurando se reinventar ou melhorar sua imagem e reputação.

5. Longo prazo:

Pode ter uma carreira política mais longa, o que significa que podem implementar políticas e projetos a longo prazo, com benefícios duradouros para o partido e a sociedade.

Estes eixos avançados, abrem uma nova perspectiva política para um partido que é marca reconhecida, basta aliar o passado glorioso com um presente que se quer futuro agora com a mudança.

Com união, coesão interna, a UNITA deixa de ser mero espectador e passar a acção, uma acção voraz, capaz de trazer esperança e solução dos mil e um problemas que enfermam a nossa Angola.

Rafael Savimbi, não deve ser ostilizado, deve é ser abraçado por todos que almejam uma UNITA mais inclusiva.

Makokola City.

Olavo Castigo Castigoogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *