MPLA RECOMPENSA CANDIDATO DERROTADO NO CONGRESSO DA JMPLA COM O CARGO DE ADMINISTRADOR MUNICIPAL DO TOMBWA
O candidato derrotado no último congresso IX Congresso Ordinário da JMPLA, Adilson Amado Marmane Hach, é agora novo administrador municipal do Tômbwa.
Depois do Congresso a candidatura de Adilson Hach ao cargo de Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, por meio de sua Subcomissão de Apelação, apresentou uma carta formal de impugnação dos resultados do IX Congresso Ordinário da JMPLA, que havia elegido para o cargo.
A carta que foi “abafada” por ordens superior, havia sido endereçada à Subcomissão de Apelação da Comissão Nacional Preparatória do Congresso, órgão responsável pela organização do evento, e questiona a legitimidade do processo eleitoral, com base em diversas irregularidades.
A impugnação, assinada pela Coordenação de Campanha de Adilson Hach, apontava uma série de falhas que, segundo os autores, comprometem a transparência e a lisura do congresso, realizado para eleger a nova liderança da organização juvenil do MPLA.
“Para acomodarem o jovem, a direcção central do partido, deu ordens para nomearem Adilson Amado Marmane Hach, como administrador municipal do Tombwa”, disse a este jornal uma fonte do Governo provincial do Namibe.
Refira-se que, os delegados ao IX Congresso Ordinário da JMPLA, organização juvenil que congrega o viveiro do MPLA, elegeram em Novembro do ano passado para o cargo de primeiro Secretário Nacional, Justino Capapinha com 1.100 votos (61,62%) contra 681 votos (38,15%) obtidos pelo candidato Adilson Hach.
Justino Capapinha, que substitui o primeiro secretário cessante, Crispiniano dos Santos, vai permanecer no cargo até ao ano de 2029.
De acordo com a campanha eleitoral protagonizada pelo novo Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, fazem parte do seu programa de acção, para o quinquénio (2024-2029) quatro principais eixos.
O primeiro eixo visa redinamizar as estruturas da JMPLA a todos os níveis, desde o ponto de vista interno dentro do país até ao exterior, sendo que o segundo eixo se propõe a intensificar o papel da JMPLA no processo de construção da sociedade angolana. realizaram uma campanha
O terceiro eixo será, o de consolidar o status da JMPLA como organização social do partido e o quarto e último eixo é o de mobilizar o segmento juvenil para o voto certo no MPLA e no seu Líder.
Entretanto, a eleição de Justino Capapinha já foi felicitada pelo seu adversário directo, , numa mensagem divulgada nas redes sociais.
Justino Capapinha, eleito pelo 9º Congresso Ordinário, 1º Secretário Nacional da JMPLA, com 1.100 Votos à favor.