NO CUBANGO: ARRANCOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO
Arrancou nesta segunda-feira 27 de Outubro, na Província do Cubango, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Cancro do Colo do Útero, actividade que vai decorrer de 27 de Outubro a 7 de Novembro do corrente ano.
CORREIO DA MANHÃ
As equipas de saúde vão trabalhar nos 11 municípios da Província do Cubango, com o objectivo de vacinar 34 mil 961 meninas com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos, protegendo-as contra o vírus do papiloma humano, principal causador do Cancro do Colo do Útero.
Esta nobre missão, conta com o envolvimento de 331 profissionais, entre os quais 257 membros das equipas de vacinação, 74 técnicos de apoio, 33 mobilizadores comunitários, 66 vacinadores e 44 registadores, prontos para servir com dedicação e espírito patriótico.
Em termos logísticos estão asseguradas 25 viaturas, disponíveis para apoiar na transportação e mobilização dos profissionais em toda a Província, garantindo que nenhuma localidade fique de fora deste processo.

A Vice-governadora para o Sector Político, Social e Econômico, Helena Chimena, que presidiu ao acto de lançamento da campanha de vacinação, acompanhada do Director Provincial da Saúde, João Tchihinga, Director Provincial da Educação, Inácio Samba e do Administrador Municipal Adjunto de Menongue, Simão Pedro Chihinga, exortou as famílias, os líderes comunitários, as autoridades tradicionais e religiosas, as associações femininas e juvenis, a mobilizarem-se com firmeza, para que nenhuma criança fique sem receber a sua dose de esperança, uma vez, a saúde pública ser uma responsabilidade que dever ser partilhada.
A campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero vai decorrer nas escolas públicas, público/privadas, privadas, centros de saúde e nas comunidades.