NO CUNENE: FOME OBRIGA PESSOAS A PASSAREM 24HORAS SEM COMER – SECRETÁRIO DA UNITA

O Secretário provincial da UNITA no Cunene Torga Pangeiko disse na última sexta-feira em entrevista ao CM que o quadro social daquela província está pintado permanentemente a cor preta signicando que não há nada fomegando num horizonte médio ou curto para aliviar as péssimas condições sociais das populações.
CORREIO DA MANHÃ
Adiantou que a esperança dos angolanos vai se esgotando na medida em que não há pelo menos alguma luz verde para a resolução destes problemas que têm estado a assolar a província quase de forma permanente
“O nosso maior dilema durante cinco anos continua a ser a fome e a seca extrema, na verdade, desde 2019 que o Cunene regista poucas chuvas e isto acelera o fenómeno da fome e da seca ” disse.
O político disse que essas são as situações que criam vida difícil às comunidades e fez saber que há pessoas que ficam 24h por dia sem comer porque nada têm para colocar à mesa
“Notamos que a situação é de veras preocupantes e até é de imergência, eu estou a falar de pessoas que ficam 24h sem comer porque nada têm para colocar à mesa” salientou.
A pesar da chuva que tem caido nos últimos dias, Torga Pangeiko disse não ser suficiente porque não cai com regularidade.
“Esta semana mesmo os solos já estão secos, se existir talvez é uma lama, então notamos que a situação é preocupante, há pessoas que percorrem 30 a 40 km a procura de água” adiantou.