POLICIA DE GUARDA FRONTEIRA NO CUNENE APREENDE MAIS DE 2.000 LITROS DE COMBUSTIVEL E  DETÉM TRÊS MIL  PESSOAS

0

Três mil cidadãos  foram detidos de 18 de outubro a presente data pela polícia de guarda  fronteira na província do Cunene acusados de violarem os limites da fronteira entre Angola 3 Namíbia.

REDACÇÃO CORREIO DA MANHÃ

Os casos foram registados durante a segunda fase da operação  OLUPALE, segundo fez saber o porta-voz da referida operação Inspector  Lino Tchipalanga, que apresentou  os dados na sexta-feira 29, na povoação de santa-clara Município de Namacunde.

Adiantou que foram no total apreendidos 2.790( dois mil  e setecentos e noventa mil litros de combustível), 68 sacos de farinha de milho , 50 sacos de açúcar mascavo, 87 perucas entre outros.

“Durante o período de 14 a 29 de Novembro diversas acções foram levadas acabo ao longo dos 460 km de fronteira que compreende a extensão pela jurisdição do cunene,  destas acções resultou o registo de 256 casos de violação de fronteira entre entrada e saída com a retenção de 3.331 cidadãos nacionais entre eles 07 são Namibianos, destas acções igualmente foi possível apreender as mercadorias destacando aqui os 2.790 litros de combustível por contrabando e 68 sacos de fuga de milho, 50 sacos de açúcar mascavo, 50 de bulacha e tantos outros produtos apresebtados” disse.

Na mesma operação, foram apreendidas 03 viaturas igual número de motorizadas “Assim como também foi possível no período em referência apreensão de 03 viaturas e 03 motorizadas þodas elas envolvidas na violação de fronteira algumas no contrabando de combustível” referiu.

Esclareceu  que os produtos apreendidos serão entregues à PGR e outros à Administração Geral Tributária-AGT

“Os produtos apreendidos   quanto ao seu destino, depende da tipicidade,  dizer que os combustíveis por se considerar um acto criminal estes produtos são entregues à PGR e as mercadorias passíveis de encargo aduaneiro serão entregues à AGT no sentido de que os seus proprietários sigam para contribuir na arrecadação de receitas para o estado” disse.

De referir que que 250 efetivos estão envolvidos no trabalho da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *