PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA INSTITUTO POLITÉCNICO LUEJI A’NKONDE EM SAURIMO

O Chefe de Estado, João Lourenço, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, na cidade de Saurimo, Lunda-Sul, o Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde com 57 salas de aula.
Depois de ter trabalhado ontem (quinta-feira) no Dundo, capital da vizinha província da Lunda Norte, João Lourenço desloca-se a Lunda-Sul com mesmo objectivo: inaugurar mais uma infra estrutura de ensino.
As autoridades locais acreditam que esta infra- estrutura vai reduzir significativamente o custos com o envio de filhos para outras províncias do país em busca de formação académica, soube o JA.
A cerimónia de inauguração do Instituto Politécnico Lueji A’Nkonde em Saurimo reunião do Governo central, local, autoridades religiosas e outros convidados.
Valências da instituição
Com uma área de intervenção de cerca de 94.426 m², o novo campus tem capacidade para 5.418 estudantes em três turnos, indicam dados que o JA Online teve acesso.
Dispõe ainda de 57 salas de aulas, 11 laboratórios especializados (anatomia, química, física, informática, mineralogia, entre outros), auditório com 320 lugares, biblioteca moderna, laboratório virtual multidisciplinar, entre outras valências, num ambiente concebido para promover uma aprendizagem inovadora, alinhada com as exigências do mercado e os desafios da transformação tecnológica.
A construção do Instituto é um dos maiores investimentos sociais da SODIAM E.P., empresa pública responsável pela comercialização de diamantes em Angola.
A iniciativa reforça a missão da SODIAM de transformar os rendimentos da indústria diamantífera em oportunidades concretas para as comunidades, através de projectos nas áreas da educação e saúde.