PROVEDORA DE JUSTIÇA: FLORBELA ARAÚJO DESTACA EXPANSÃO DOS SERVIÇOS

A expansão dos serviços da Provedoria de Justiça em quase todas as províncias do país foi destacada segunda-feira, em Cabinda, pela provedora Florbela Araújo, como prova dos resultados positivos alcançados pelo sector em 20 anos de existência.
A responsável, que falava aos jornalistas à saída de uma audiência que lhe foi concedida pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, na sede do Governo da Província, disse que ao longo dos 20 anos de existência da Provedoria de Justiça os cidadãos têm maior conhecimento sobre o papel e a função do provedor de Justiça.
Quando se institucionalizou a Provedoria de Justiça no país, disse Florbela Araújo, os serviços funcionavam num imóvel arrendado com meia dúzia de funcionários e além de Luanda, apenas Cabinda e Bengo tinham os serviços disponíveis, mas agora existem 11 províncias.
“Até 2001, apenas cinco (5) províncias tinham o serviço da Provedoria de Justiça, nomeadamente Luanda, Cabinda, Bengo, Huambo, Cunene e Cuanza-Sul, mas, a partir de 2021, passamos a ter em Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Benguela e Cuando, melhorando, assim, o atendimento ao cidadão”, disse Florbela Araújo.