ANGOLA EM DESTAQUE NO MUNDIAL DE TAEKWONDO

A seleção nacional de taekwondo conquistou, nesta sexta-feira, 4 de Outubro, os primeiros pontos rumo aos Jogos Olímpicos de 2028, nos Estados Unidos.
ARMANDO BOLSO
Os feitos foram alcançados por Domilde Fernando no Mundial de Juniores, que encerra no domingo na cidade de Chuncheon, Coreia do Sul.
O atleta da categoria -48 kg fez história ao estrear-se internacionalmente com duas vitórias. Ele eliminou adversários da Suíça e da República Dominicana, mas não conseguiu garantir uma medalha, ao perder na luta seguinte para um competidor tunisiano.
Domilde comentou sobre sua experiência nos três combates: “Graças a Deus, consegui duas vitórias. A terceira escapou porque o meu adversário estava em melhor forma. Contudo, vou me preparar para dar o meu melhor na próxima oportunidade”, realçou.
Por sua vez o técnico Estanislau Mateus, conhecido como Mestre Tani, elogiou a dedicação, qualidade e evolução do seu atleta, que enfrentou grandes desafios para reduzir o seu peso de 52 kg para 48 kg. “Trabalhamos arduamente, elaboramos estratégias e conseguimos atingir o peso desejado. É importante ressaltar que Domilde ainda não tem idade de júnior, mas as nossas competições, tanto no Mundial quanto nos Africanos, permitem a participação de atletas mais jovens. Ele foi escolhido pelo seu potencial e brilhou no Mundial pela selecção de forma condigna”, afirmou o mestre, graduado a quinto Dan.
Já o presidente da Federação Angolana de Taekwondo, Salomão Monteiro Lumbo ‘Mestre Flash’, fez um balanço positivo sobre a prestação do combinado nacional no Mundial. “Considero que foi uma boa participação. Esta é a nossa primeira vez no Mundial júnior, e os dois atletas corresponderam às nossas expectativas. Precisamos aplaudir o excelente trabalho dos técnicos. Agora, devemos redobrar os esforços e continuar a trabalhar. Os atletas vieram do Moxico e brilharam. Se mantivermos essa trajectória de vitórias e participações em eventos internacionais, acreditamos que, em 2028, estarão prontos para os próximos Jogos Olímpicos”, concluiu.
Recorde-se que a selecção de taekwondo esteve representada na maior montra da modalidade por dois atletas do Bravos do Maquis: Cricia Matos dos -52 kg e Domilde Fernando da categoria -48 kg, que, apesar das suas vitórias, não conseguiu superar o tunisiano em seu terceiro combate.