DETIDO DIRECTOR MUNICIPAL DO CUANGO DINIS DUMBO ACUSADO DE EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MINERAIS

0

O director municipal do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado do Cuango, Dinis Mário Bundo, encontra-se detido desde a última quarta-feira, no Comando Municipal do Cuango da Polícia Nacional, sob acusação de exploração ilegal de minerais estratégicos.

A detenção de Dinis Bundo resulta de um processo-crime movido por um oficial do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado apenas como Gourgel, após este alegadamente ter exigido cinco mil dólares ao director, em troca de permitir a exploração de diamantes com o uso de dragas sem interrupções.

Em áudio em posse do Imparcial Press, é possível ouvir o oficial do SIC a solicitar o pagamento do valor em questão. Durante a conversa, Dinis Bundo, que também é jornalista, teria contraproposto o pagamento de 1.300 dólares, oferta que foi rejeitada pelo oficial.

Não satisfeito com a oferta, Gourgel terá avançado com o processo-crime contra Dinis Bundo, acusando-o de envolvimento em atividades de exploração ilegal de minerais.

Esta é a segunda vez que o diretor municipal do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado é detido. A primeira ocorreu em maio deste ano, em circunstâncias não especificadas.

O caso levanta questões sobre o funcionamento das instituições locais, bem como alegações de extorsão e corrupção associadas à exploração de recursos minerais estratégicos na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *