ESQUEMA DOS 600 AUTOCARROS: UNITA SOLICITA AUDIÇÃO AO MINISTRO ADÃO DE ALMEIDA

O Grupo Parlamentar da UNITA solicitou uma audição ao ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, para esclarecimentos sobre o Despacho Presidencial que autoriza a compra de 600 autocarros no valor de 323 milhões e 500 mil euros.
A informação foi avançada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo quarto vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, Olívio Nkilumbo, referindo que, para o efeito, remeteu um ofício ao gabinete da presidente da Assembleia Nacional.
A Comissão de Economia e Finanças da Assembleia procedeu, há dias, uma audição ao ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que prestou esclarecimentos aos deputados sobre a temática.
Nas vestes de vice-presidente da 5ª Comissão, o deputado João Mpilamosi, do MPLA, disse que os deputados ficaram satisfeitos com as explicações prestadas pelo ministro dos Transportes durante a audição.
A esse respeito, o deputado Olívio Nkilumbo disse que a referida audição não responde à solicitação do Grupo Parlamentar da UNITA, “porque enquadra-se numa lógica distinta e por lei não é a entidade solicitada”.
Notou que o seu partido tem a noção exata da escassez dos meios de transportes públicos para a mobilidade de pessoas e bens em todo o país, “mas mostra-se apreensivo em relação à contratação simplificada reiterada”.