GENERAL DA CASA MILITAR COM CADASTRO CRIMINAL ESCAPA DETENÇÃO NAS ILHAS MAURÍCIAS

0

Américo José Valente, portador do passaporte S0073349 e funcionário público, ocupa o cargo de secretário para os Assuntos Nacionais dos Veteranos da Pátria e Forças Armadas da Casa Militar do Presidente da República, escapou no sábado, 28 de Dezembro, de uma prisão nas Ilhas Maurícias.

Um general com currículo comprometedor, pertencente à Casa de Segurança do Presidente da República, estava acompanhado em um jato privado por Pedro Adão Francisco, portador do passaporte N2371637, Manuel José Ngola João, com passaporte S0067203, e Indira Margarida Canga, fisioterapeuta e portadora do passaporte N1903087, quando as autoridades das Ilhas Maurícias suspeitaram do jato, pois os quatro cidadãos estavam acompanhados de passaportes normais, apesar de terem em todos os passaportes as funções de funcionários públicos.

Após investigações, descobriu-se que os quatro presentes no jato privado faziam parte da máquina de segurança da Casa Militar do Presidente da República, João Lourenço.

Das investigações as suspeitas recaiam ao general Américo José Valente, que no passado teria sido indiciado de vários crimes e a prova dessa situação consta de uma declaração oficial para o tribunal, assinada pelo Procurador-Geral Adjunto da República e Coordenador do Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), João de Freitas Coelho, na altura, emitida em 13 de junho de 2019.

O procedimento criminal contra Américo José Valente foi extinto devido à Lei da Amnistia, embora a parte criminal do processo contra Américo José Valente tenha sido arquivada, a parte cível permanece em aberto.

As Ilhas Maurícias estão localizadas no Oceano Índico Sul, são as principais ilha do arquipélago das Mascarenhas e, desde 1968, constituem a República da Maurícia, o ponto mais alto da ilha é o Piton de la Rivière Noire, com 828 metros de altitude.

Em fevereiro de 2022, além de Américo José Valente, o actual secretário para os Assuntos Nacionais dos Veteranos da Pátria e Forças Armadas da Casa Militar do Presidente da República, o Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, Francisco Furtado, deu posse a outros dois generais.

Filipe Figueiredo assumiu o cargo de director das Telecomunicações e Informática da Casa Militar do Presidente da República, enquanto Rogério Ferreira tornou-se Chefe do Centro de Gestão Electrónica da Casa Militar do Presidente da República.

As autoridades angolanas ainda não se pronunciaram sobre a tentativa de detenção de responsáveis angolanos em terras mauricianas.

O Decreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *