GIRABOLA: PETRO PARTILHA LIDERANÇA COM SAGRADA ESPERANÇA

O empate do Sagrada Esperança frente ao Sporting de Cabinda (2-2) e a vitória do Petro de Luanda sobre o Interclube (1-0) fizeram com que diamantíferos e petrolíferos partilhem a liderança do Campeonato Nacional da I Divisão, com 50 pontos cada, à saída da 24ª jornada.
Os pupilos de Roque Sapiri perderam dois pontos na deslocação a província mais ao Norte do país, Cabinda, depois de estarem em vantagem no marcador até aos 66 minutos.
Contudo, a equipa da casa adiantou-se no placar, em cima do intervalo, aos 45 minutos, por Anderson. Fabrício igualou no primeiro minuto do reatamento, e Deco ampliou a vantagem. Todavia, Isidoro tinha outros planos para a sua equipa no Estádio do Tafe, e não permitiu a derrota, sentenciando a igualdade, aos 81 minutos.
A jogar para fugir as últimas posições do Girabola, que ditam a desproporção, os leões fizeram jus ao nome e não se vergaram ao brilho do diamante.
Com isso, o Sagrada Esperança somou apenas um ponto e permitiu a igualdade na classificação pelo Petro de Luanda que venceu na visita ao Interclube.
Os tricolores confirmaram o histórico de conquistar bons resultados no Estádio 22 de Junho, tendo em Julinho o autor do golo solitário aos 66 minutos.
No regresso a um recinto que bem conhece, por ter representado o conjunto dos policias, o avançado deixou a sua marca.
Deste modo, a formação orientada por Alexandre Santos mantém o foco na conquista do título do Campeonato Nacional, com os mesmos pontos que o Sagrada Esperança, que folga na jornada seguinte. Os tricolores foram os grandes vencedores da jornada.
O árbitro do desafio, Bernardo Nangolo ficou mal na fotografia, ao poupar um pênalti contra o Petro de Luanda, aos 70 minutos, após um defensor tricolor travar a bola com mão dentro da zona proibida.
No Estádio de Calulo, o Recreativo do Libolo travou o Desportivo da Lunda-Sul, com um empate a um golo, impedindo a progressão na classificação dos lundas.
Pneu, aos 12 minutos, adiantou a formação orientada por Hélder Teixeira, enquanto Cedric, restabeleceu a igualdade aos 31′, num desafio bastante disputado.
As duas equipas lutam por objectivos diferentes no campeonato, sendo que os libolenses enfrentam uma luta contra a despromoção, ao passo que os lundas competem para a conquista do título.
Porém, o empate faz com que se atrasem na corrida para tal desiderato, pois estão à três pontos dos líderes da competição.
Os pupilos do brasileiro Maurílio Silva estão há dois jogos sem vencer e começam a perder terreno para o Sagrada Esperança e Petro de Luanda.
O Kabuscorp do Palanca não teve meias medidas e despachou o São Salvador do Kongo, por 3-0. Com o resultado, os palanquinos regressaram às vitórias, após cinco jogos sem festejar o triunfo.
O técnico Zeca Amaral reconheceu no final que a sua equipa “pode jogar mais”.
Teo, aos 18 minutos, Benarfa, aos 62′ e Merdi, aos 90+6′ fecharam as contas.
A partida teve um momento de susto, quando Adilson, jogador do São Salvador do Kongo, caiu inanimado na relva do Estádio dos Coqueiros. Porém, as duas equipas técnicas e os profissionais do INEMA, socorreram o atleta naquele instante e depois prontamente levado a uma unidade hospitalar.
O desafio entre o FC Bravos do Maquis e a Académica do Lobito foi adiada.
Nesta jornada, folgou a formação do Clube Recreativo União de Malanje.