GOVERNADORA DO CUNENE FALA DA CONQUISTA DO ANO 2024 EM CERIMÓNIA DE CUMPRIMENTOS DE FIM DE ANO REALIZADO EM ONDJIVA

Procedeu-se nesta sexta-feira 20, a cerimónia de Cumprimentos de fim de ano, no salão de eventos do Hotel Águia Verde cidade de Ondjiva capital da província do Cunene.
CORREIO DA MANHÃ
Na ocasião a gestora máxima daquela província Gerdina Ulipamwe Didalelwa, começou por saudar as entidades presentes com realce à sua Majestade Jerónimo Haleinge rei de Oukwanyama, membros das forças e de segurança, Vice Governador Apolo Ndinoulenga, dignos Magistrados Judiciais e do Ministério Público, membros do Governo provincial e representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Nacional.
Referiu que o ano de 2024 está a terminar depois de 366 dias de muitos desafios e vitórias colectivas, de dificuldades e conquistas individuais tendo dito que a dialéctica da vida exige que no fim de cada jornada seja feita uma retrospectiva das acções de modo a reflectir, projectar e perspectivar com confiança os desafios que se seguem o que permite corrigir os erros melhorar o que foi bem feito.
Disse que durante o ano que agora termina, o executivo angolano implementou diversos projectos na província do Cunene que permitiram aumentar e melhorar cada vez mais a oferta dos serviços públicos aos cidadãos e abrir caminhos que tanto sonharam e estas realizações foram registadas em vários domínios com realce para os sectores social económico e de infraestruturas.
No sector da Saúde destacou a inauguração do Hospital Geral do Cunene General Semione Mukune, com multiplos serviços que têm contribuido para melhoria dos serviços sanitários e redução da população que se desloca à República da Namíbia em búsca dos serviços especializados de saúde.
No domínio do ensino, Gerdina Didalelwa disse terem testemunhado o lançamento da primeira pedra da construção do Instituto Politécnico de Ondjiva, um marco histórico por ser a primeira vez que ergue uma infraestrutura do ensino superior público naquela província o que representa um passo importante para o desenvolvimento e a expansão do conhecimento científico naquela parcela do território nacional.
Fez saber que o projecto conta com uma área bruta de 29. 321metros quadrados, compatimentada em salas de aula, laboratórios, biblioteca, anfiteatro, gabinetes administrativos e dormitórios para 500 estudantes e 25 Docentes.
Realçou que com esta infraestrutura o Instituto Politécnico de Ondjiva vai aumentar , melhorar e expandir a sua oferta formativa nas áreas de Educação, agricultura, saúde, gestão e outras que certamente hão de ser aprovadas para enriquecer a oferta formativa em outros domínios técnicos e profissional.
Quanto a infraestruturas, disse que registou-se uma evolução satisfatória na execução das obras da barragemde NDÚE e KALUKUVE que minimizarão o problema da seca na parte leste da província e impulsionarão a produção agrícola e a criação de gado. Neste sector colocou o acento tónico na evolução na construção do sistema de abastecimento de água na localidade do chitado e a barragem da paveva e do Nalele sendo que a barragem do paveva atualmente conta com um volume de armazenamento de 2.416 metros cúbicos de água uma altura de 22,8m e 64 metros de comprimento com um nível de execução Física de 100% e por sua vez a barragem de Ndalele conta com um volume de armazenamento de 5.207 metros cúbicos de água, 4,5 metros de altura e 87 metros de comprimento tendo um avanço físico igualmente de 100% resultado este que lhes enche de alegria por estar a devolver a esperança e o bem estar da população destas localidades impulsionando agricultura familiar, a criação de gado e disse contribuirá significativamente para a segurança alimentar das famílias.
Adiantou por outro lado que todos estes projectos mencionados foram desenhados com a finalidade de melhorar as infraestruturas do ensino superior, e a oferta de saúde na província, a disponibilização da água para economia, o saneamento, a atracção do investimento privado para a Província de forma a potenciar as suas vantagens competitivas e fomentar a criação de emprego.
No quadro de governação de proximidade, disse terem realizado reuniões de auscultação vários seguimentos da sociedade nomeadamente as Mulheres e a classe empresarial cuja tónica foi a promoção do diálogo da participação da gestão da coisa pública, a criação de oportunidade para ouvir e colher as principais preocupações destas franjas importantes da sociedade.
Garantiu que estas auscultações hão de continuar e as preocupações nelas apresentadas serão gradualmente resolvidas em função da disponibilidade financeira existente.
No âmbito da cooperação inter-institucional, realizou-se um trabalho preparativo da celebração do acordo de geminação com o conselho regional de koma, República da Namíbia, cuja incidência recairá sobre as áreas de educação, saúde, gestão Urbana, desenvolvimento económico integrado, agricultura pecuária pescas, formação de quadros, modernização administrativa, organização comunitária e social, comércio, Juventude e Desportos, ciência e tecnologia, energia e águas, cultura e artes , turismo, protecção, acção social, e fomento habitacional.
A intenção é que na conclusão deste acordo consiste em explorar as potencialidades mútuas para captação de investimento e intercâmbios económicos e culturais diversos.
Quanto a empregabilidade disse terem promovido diversos concursos públicos de ingresso, criando um total de 1.132 empregos sendo 852 no sector da saúde, 244 no Governo provincial do cunene e 36 no sector da Educação.