MALANJE ACOLHE FORMAÇÃO DE TREINADORES E ÁRBITROS DE TAEKWONDO

A cidade capital da província de Malanje é o palco da formação de treinadores e árbitros de taekwondo, nas disciplinas de poonsae e Kyorogui, que decorre de 31 de Março a 5 de Abril.
A acção de formação promovida pela direcção da Federação Angolana de Taekwondo está a ser ministrada no sistema bidiário, com as aulas práticas pela manhã, das 6 às 8 horas, na Escola Deolinda Rodrigues e aulas teóricas à tarde, das 17 às 20 horas, na Hospedaria Pamaza, adjacente ao Largo 4 de Fevereiro.
Esta missão de continuidade, que abrange todas as províncias do país, comporta quatro temas abaixo lecionados por mestres com as graduações de 4.º, 5.º e 6.º Dan:
1- Metodologia de treinamento de atletas para alta competição
2- Métodos de treinamento de poomsae
3- Formação de arbitragem de Kyourgui e Pomsae
4- Graduação de Dans.
A formação conta com a participação de 38 formandos dos seguintes clubes: Malanje Sport Clube, Grupo Desportivo Hérois da Baixa de Cassanje, Ritondo Sport Clube, Centro de Treinamento Francap Academia Militar, Academia Palanca Negra, Academia CPME e a Academia Hoji-ya-Henda.
O vice-presidente da Federação Angolana de Taekwondo para as actividades nacionais, Carlos Mupei, também chefe da delegação de formadores, fez saber que o objectivo da formação é promover a evolução da modalidade em terras da Palanca Negra.
“O objectivo é aumentar os níveis de conhecimento dos treinadores de taekwondo, de modo a melhorar a performance dos atletas nas competições nacionais e internacionais. Todos os treinadores referentes a esses clubes devem participar na formação para melhorarmos o taekwondo na província de Malanje”, apelou.
Por sua vez, o presidente do conselho técnico da Federação Angolana de Taekwondo, Lourenço da Silva, formador principal, contribuiu: “Temos 38 formandos com graduações de cinturão vermelho e candidatos a cinturão negro. Estamos a cumprir com êxito a nossa missão de formar treinadores em todas as províncias onde o taekwondo está presente”, explicou.
É importante reforçar que Poonsae, língua coreana, significa combate imaginário ou demonstração e Kyorogui refere-se ao combate físico, também conhecido como luta corpo a corpo.