MARIDO DA MINISTRA VERA DAVES DEVE SER INVESTIGADO PELA JUSTIÇA POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA E DIVERSOS ROUBOS AO ESTADO

0

Vera Esperança dos Santos Daves De Sousa (nome completo), nomeada ministra das Financas em 2019 em substituiçāão de Acher Mangueira, actual governador do Namibe, Vera Daves coleccionou vários desgastes, ao longo dos 6 anos na qualidade de titular da pasta, provocados pela tentativa de arrumar, entre muitas politicas, as finanças públicas, além do combate às conhecidas falsas dívidas reclamadas pelas empresas.

A Seguradora Viva Seguros

A seguradora VIVA SEGUROS surge como peça central nas denúncias do roubo aos cofres do estado, a empresa, liderada por César de Sousa, estaria diretamente envolvida em operações de lavagem de dinheiro.

Recentemente, cantores angolanos, como Yola Semedo e o kudurista Delero King, estão sendo usados para transportar dinheiro e outros materiais ilícitos para Portugal.

No passado, o esquema teria contado com a participação do jogador Bastos Kissanga.

A facilidade com que esses artistas conseguem vistos para Portugal levänta suspeitas sobre um suposto apoio institucional têm sido promovidos como “rostos da VIVA SEGUROS o que, segundo a fonte, seria uma estratégia para mascarar atividades ilegais.

Além disso, o envolvimento de um corretor de seguros da VIVA SEGUROS no caso de desvio na AGT de 7 bilhões de kwanzas, levanta questões sobre o marido da ministra, César de Sousa, é também conhecido como negociador da divida pública.

Empresário são obrigados a pagar até 40% a ele para verem suas dividas pagas pelo estado, o que coloca preocupacões sobre trafico de influência praticado pelo marido da ministra.

Varias denucias de vitimas do Marido da Ministra Vera confidenciaram a CNN Angola,que pagaram os 40%, para serempagos pelo estado,outros dispostos a deporem no tribunal contra o mesmo se ele for notificado pelo Ministério Público.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve investigar o Ministério das finanças, para apurar quais empresas nacionais tiveram suas dividas quitadas e qual modelo foi utilizado para quitar essas dívidas.

Refira-se como nota final que a situação de Vera Daves e da sua empresa se assemelha à do primeira-ministro português Luís Montenegro (que é advogado) e de uma sua empresa comercial que terá prestado consultoria jurídica.

No caso, a Ordem dos Advogados portugueses, por via da sua bastonária, ordenou um inquérito para averiguar se o primeiro-ministro teria cometido a procuradoria ilícita, um crime que pune quem,  em violação do disposto na norma que regula os actos próprios de advogados, praticar esses actos.

O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola manifestou preocupação coma situação financeira dos hospitais.

A instituição aponta que as unidades de saúde não recebem dotação financeira há quatro meses.

Hospitais públicos em Angola estao há 5 meses sem receber dinheiro do Ministerio das finanças para despesas com fornecedores de medicamentos, material gastável e outros serviços.

Atrasos salarias em varios ministerios eo aumento das greves,empresas a encerrar as portas, aumento do nevel da pobreza no seio da classe pobre e o custo de vida cada vez mais difícil para a maioria dos angolanos, o partido MPLA cada vez a perder votos para 2027 tudo por causa do roubo arquitectado pelo Marido da Ministra Vera Daves.

Vera Daves, por sua vez, tem sido criticada pelos erros e roubos no seu ministério,resultando no prejuizo da economia angolana, com um fracasso na recuperação econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *