MINISTRO RUI FALCÃO ENTREGA SÍMBOLO À SELECÇÃO NACIONAL

0

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, entrega hoje, às 15h00, a bandeira à Selecção Nacional sénior feminina de andebol, na Galeria dos Desportos, no quadro da participação no 26.º Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se na República Democrática do Congo, de 27 do corrente a 7 de Dezembro.

A entrega da bandeira, segundo os dirigentes, é uma cerimónia carregada de significados, pois reactiva o patriotismo, compromisso e orgulho angolano. O acto transmite às jogadoras e equipa técnica a responsabilidade e o privilégio de representar o país. Ao mesmo tempo, as autoridades manifestam confiança e oferecem o apoio.

A actividade acontece hora e meia antes da segunda sessão de treinos do “sete” nacional, no Pavilhão Paulo Bunze. O grupo, às ordens do treinador espanhol, Carlos Viver, trabalha desde 4 do corrente e deixa o país no dia 14, a fim de cumprir o estágio pré-competitivo em França, na localidade de Saint Etienne, até 26 deste mês.

Em Saint Etienne, a selecção disputa um torneio, com as participações das similares da França, Espanha e República Checa.

O conjunto, segundo o seleccionador, aprimora os aspectos ofensivos, com realce para o ataque, a defesa 6X0 e o contra-ataque. Desde ontem, a guarda-redes, Marta Alberto, treina com as demais integrantes da equipa nacional. A jogadora do Petro de Luanda esteve limitada, nos primeiros dias de trabalho, por causa de um quadro palúdico.

No CAN, as Pérolas ambicionam a conquista do 16.º troféu. O seleccionador está atento ao facto das selecções inscritas entrarem na prova continental com o sonho de afastar as campeãs africanas da zona do título.

Angola joga a fase preliminar inserida no Grupo B, ao lado da Tunísia, Guiné, Uganda, República Democrática do Congo e Camarões. Na primeira jornada, as angolanas defrontam as tunisinas, a seguir as ugandesas. Na terceira ronda medem forças com as guineenses, na quarta testam com as congolesas e encerram a primeira fase diante das camaronesas.

Congo, Egipto, Senegal, Argélia, Cabo Verde e Quénia completam o Grupo A.

Marta Alberto, Eliane Paulo, Helena de Sousa (guarda-redes); Donana Epalanga, Estefânia Venâncio e Liliane Mário (pivôs) Marcela Tati e Naíria Caquintas (pontas esquerda); Balbina Nunda, Márcia Manuel (pontas direita); Regina Santos, Chélcia Gabriel (centrais), Bernardete Belo e Marília Quizelete, Vilma Nenganga (laterais esquerda); Juliana Machado, Dolores do Rosário e Suzete Matias (laterais direita) são as jogadoras à disposição de Carlos Viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *