“MPLA ESTÁ EM CONDIÇÕES DE FAZER A MELHOR OPOSIÇÃO” -LIBERTY CHIYAKA

O presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, afirmou, na última segunda-feira, que o MPLA está em melhores condições para fazer a melhor oposição e, consequentemente, influenciar para que Angola tenha um melhor governo.
“MPLA está em condições de fazer a melhor oposição”, disse o político, durante a entrevista no canal do YouTube Goza TV, de Tiago Costa.
A afirmação do parlamentar assentou-se na justificação do Tiago, ao ter dito que MPLA tem as economias do país, bem como sabe melhor como funcionam as falcatruas dos governantes, ajudando, assim, na melhor fiscalização, caso esteja na oposição, o que influenciaria o partido no poder a trabalhar dentro dos preceitos legais.
Na ocasião, Liberty Chiyaka, garantiu, com elevada convicção, que nas próximas eleições gerais de 2027, a UNITA não se queixará mais de fraude eleitoral, pois, o partido já encontrou soluções eficientes e eficazes que impedirão que qualquer fraude seja acionada.
“Em 2027, UNITA não se queixará de fraude. Se perdermos é porque não nos votaram, mas se nos votarem, a UNITA será governo”, disse, sem revelar como o Galo Negro irá travar a fraude eleitoral, de alegam ter havido nas eleições de 2022.
Dado a não conformação com o actual funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o presidente do GPU revelou que nas próximas semanas a UNITA irá remeter à Assembleia Nacional projectos de alteração da Lei Orgânica sobre as eleições gerais, da Lei Orgânica sobre o funcionamento e organização da CNE, pois, “queremos que seja uma comissão, verdadeiramente, independente, que esteja ajustado à Lei modelo da SADC, que define”.
Entre vários assuntos discutidos, na entrevista, Liberty Chiyaka abordou sobre a questão da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP), onde terá afirmado que “o país vai se reconciliar quando tivermos a primeira alternância. E o MPLA vai se libertar também”.