PETRO DE LUANDA VERGA INTERCLUBE E LIDERA FINAL

Com 12 pontos, 92-80, o Petro de Luanda começou a final da 46ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, com “pé direito”, ao vergar ontem, no Pavilhão Arena do Kilamba, o Interclube, no primeiro dos cinco jogos dos play offs.
CORREIO DA MANHÃ
No encontro, destaque para a actuação do extremo/poste norte-americano, Markeith Cummings, que marcou 21 pontos. Nas vestes de anfitriões, os petrolíferos desde cedo assumiram as rédeas da partida, mas os polícias mantiveram-se firmes e terminaram empatados, 27-27, no primeiro quarto.
No segundo quarto, os tricolores adoptaram outros métodos para chegarem com alguma facilidade ao cesto adversário. O plano deu certo e os campeões pisaram fundo no acelerador, com vantagem de onze pontos, para o desalento da equipa afecta à Polícia Nacional. Fruto dos erros do Interclube, sobretudo na defesa, o Petro venceu o segundo quarto por 58-37.
Após o intervalo, a formação do Eixo Viário regressou com a mesma disposição, enquanto os visitantes com a missão de estancar a “hemorragia” ofensiva. A estratégia de Apolinário Paquete surtiu efeito e a equipa circulou melhor a bola e finalizava com eficácia. O base Carlos Cabral e o extremo Wilson Ambrósio foram os protagonistas.
Apesar de todo o esforço, os petrolíferos venceram o terceiro período, 74-60. O último quarto serviu para os pupilos de Sérgio Valdemillos confirmarem a vantagem. Sob liderança de Markiet Cummings os campeões venciam por 17 pontos e geriam o resultado até ao final. Com a vitória, o Petro de Luanda fica a duas vitórias da revalidação do título do Unitel Basket.