TATIANA SATXIBALA: “O MEU SONHO É ENVERGAR A CAMISOLA DAS PÉROLAS”

A angolana Tatiana Satxibala, de 19 anos de idade, representa o Clube Almeida Garret de Portugal, e sonha vestir a camisola da Selecção. Nacional sénior feminina.
O desejo de envergar as cores nacionais ficou vincado após o recente título conquistado pelo “sete nacional”, na República Democrática do Congo (RDC). “Representar a selecção angolana faz parte dos meus objectivos. Embora eu tenha deixado Angola com 6 anos e nunca tinha jogado no meu país. Sinto um grande orgulho e conexão com a minhas raízes”, começou por dizer ao Jornal de Angola.
A lateral esquerda que milita no Clube Almeida Garret e disputa o campeonato português da I Divisão, justificou a razão da escolha. “ Jogar pelas Pérolas seria uma honra e uma oportunidade de retribuir ao país que faz parte da minha identidade. Esse objectivo me motiva a treinar mais intensamente e me destacar, para que um dia possa vestir a camisola da selecção”, reforçou.
Questionada sobre percurso desportivo, Tatiana Satxibala garantiu que teve de se aplicar bastante e alcançar um lugar ao sol. “ Toda minha formação foi desenvolvida em Portugal. Foi uma experiência intensa, pois além de me adaptar a um novo país e cultura, também aprendi e cresci no andebol desde o início”, recordou atleta.
Em relação à ligação ao actual clube, a lateral esquerda esclareceu que a integração não foi fácil. “ Quando cheguei, constatei que havia uma dinâmica já bem estabelecida entre os membros da equipa de andebol, e eu era nova a tentar encontrar o meu lugar.
A primeira semana foi especialmente desafiadora, pois, ainda estava a adaptar-me ao estilo de jogo e às expectativas dos treinadores. Com tempo, as coisas melhoraram”, completou. No início da época, em face a evolução, a andebolista de 1.75 de altura foi promovida a equipa principal, após oito meses na equipa B. Realizou cinco jogos e marcou 26 golos.