VITORIOSAS NA SEMANA IHF PÉROLAS REGRESSAM AO PAÍS

0

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol regressa na manhã de hoje ao país, proveniente de Székesfehérvár, Hungria, onde esteve a trabalhar durante a semana da Federação Internacional (IHF), mais adaptada aos princípios, estratégias e estilo de jogo de Carlos Viver, seleccionador nacional há pouco mais de um ano.

Segundo o treinador, a semana de 3 a 9 do corrente, passada em solo húngaro, teve por objectivo “consolidar o trabalho táctico de ataque e defesa, proporcionando também experiência competitiva às atletas”.

Durante a estada as campeãs africanas realizaram dois jogos com equipas da Hungria e da Eslováquia, que deram indicadores, cada vez melhores, familiaridade das jogadoras com a forma de “pensar o jogo” do treinador. No primeiro jogo, diante do VASAS SC, 9.º classificado do campeonato húngaro, as angolanas lograram vitória gorda de 37-28.

Dois dias depois, as comandadas de Viver deslocaram-se à Eslováquia e, outra vez, responderam positivamente aos comandos do treinador, na vitória sobre HC DAC, vencedor da taça local. Produtiva é o que diz o treinador, da jornada realizada na dupla semana de trabalho, uma vez que antes de seguir à Europa, trabalharam no país. “Foi uma jornada positiva em que alcançamos os objectivos programados. Estamos satisfeitos com a atitude da equipa”, disse o treinador.

Onédio da Silva, vogal de direcção da Federação Angolana de Andebol (FAAND), que chefiou a missão à Hungria, testemunha também a positividade do trabalho realizado.”Trabalhamos bem, ao longo destes dias não tivemos qualquer constrangimento físico por parte das atletas”, garantiu.

Carlos Viver trabalhou com Eliane Paulo, Bernardeth Belo, Donana Epalanga, Liliane Mário e Dolores do Rosário (1.º de Agosto); Marta Alberto, Suelly Simão, Chélcia Gabriel, Juliana Machado, Márcia Manuel, Naíria Caquintas e Marília Quizelete (Petro de Luanda). Helena Paulo “Gilda” central do CSM Targu Jiu, da Roménia, Azenaide Carlos (Corona Brassov, Roménia), Stélvia Pascoal (Saint Amand PH, França), Liliana Venâncio (Dunarea Braila, Roménia) e Natália Camalândua(CSM Lasi, Roménia).

O campeonato do mundo disputa-se entre 26 de Novembro a 7 de Dezembro na Alemanha e Países Baixos. Na Alemanha, serão cidades sedes Dortmund, Stutgard e Trier. Nos Países Baixos vão ser sedes, as cidades de Rotterdão e s-Hertogenbosch. O sorteio da prova está marcado para 22 de Maio.

A equipa perspectiva a melhoria do 15.º lugar conseguido na edição passada do Campeonato do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *