ADMINISTRAÇÃO DE TALATONA DEMOLE MAIS DE 100 CASAS E UMA IGREJA

0

Talatona – Pelo menos 100 casas e um templo foram demolidas terça-feira, no distrito da Cidade Universitária, município de Talatona, em Luanda, devido à ocupação ilegal de terrenos, informou o administrador municipal adjunto, Mauro Lucas.

Em declarações à TV ZIMBO, sublinhou que as ocupações são realizadas por indivíduos já identificados e organizados, que utilizam “as mamães indefesas e vulneráveis” para se apropriarem dos espaços.

Questionado sobre o porquê que se permite a construção das casas para depois demoli-las, afirmou que a administração perde o controlo porque muitas construções ocorrem na calada da noite e aos fins de semana.

“Devido à dificuldade de acesso, nem sempre conseguimos identificar as obras em andamento, e muitas delas realizadas à noite, mesmo sem iluminação pública”, explicou.

Em relação à construção das igrejas, disse que, quando a administração tentava dialogar, acabava em conflito, o que resultou na demolição. “Houve aviso prévio e, por este facto, demolimos”, disse.

Sobre a indemnização aos lesados, Mauro Lucas disse que não serão ressarcidos, pois se trata de um espaço cadastrado e que já possui proprietários.

Admitiu a possibilidade de certos funcionários estarem envolvidos na venda de tais terrenos, e que não têm ligação com a área de legalização e licenciamento de obras, mas que passam informações inadequadas.

Acrescentou que muitos munícipes, por não quererem esperar pelos prazos da emissão das licenças para obras ou cumprir pelos procedimentos administrativos, começam a construir de forma irregular.

Por este facto, reportou, a administração tem estado a realizar trabalhos de sensibilização para que os cidadãos legalizem os terrenos.

Ressaltou ainda que os proprietários a nível do municipio devem vistoriar os seus terrenos, pois muitos ao não visitarem as suas terras por longos períodos, acabam por encontrar construções ilegais.

Na ocasião, o administrador municipal adjunto informou que muitos supostos proprietários não conseguem provar a titularidade dos espaços, enquanto outros alegam terem herdados dos ancestrais.

O município de Talatona é composto por seis distritos urbanos e uma comuna, nomeadamente Talatona Sede, Benfica, Futungo de Belas, Lar do Patriota, Camama, Cidade Universitária e Mussulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *