OPERAÇÃO MIALA: VISTA DE JOE BIDEN EM ANGOLA DECLARA PAZ NAS RUAS DE LUANDA E RUIDO DOS BANDIDOS NOS SUBÚRBIOS SILENCIADOS

O anúncio da visita do Presidente dos EUA, Joe Biden, a Angola de 13 a 15 de Outubro para reforçar parcerias económicas e assinalar a criação da primeira rede ferroviária transcontinental de acesso livre em África, deu paz nos bairros de Luanda, onde o terror protagonizado por bandidos, não tem dado um ambiente de estabilidade aos milhões de angolanos.
REDACÇÃO CORREIO DA MANHÃ
As forças da segurança e ordem, foram reforçadas em todos bairros da capital, sobretudo no período noturno, onde bandidos e meliantes fazem “trinta por uma linha”, saqueando e matando cidadãos inocentes.
Os funcionários públicos, zungueiras e outros estratos da sociedade, dão-se ao luxo, de andar sossegadamente em várias zonas críticas da cidade sem sobressaltos.
“Queremos que o Presidente dos Estados Unidos de América visite todos os dias o nosso País”, brinca a cidadã, Joana da Costa, sublinhando que a presença massiva dos efectivos da ordem e segurança, afugentou os bandidos e meliantes, que nas altas horas criam pânico.
“Não percebemos o parque em pouco tempo, a cidade de Luanda entrou numa paz absoluta e sem constrangimentos dos bandidos”, diz o funcionário público Helder Muxima, que saiu 5 horas de manha sem ser interpelado pelos meliantes.
“Eles (os agentes da polícia), fazem de propósito. Se quiserem eles agem”, acrescentou.
A visita do Presidente dos EUA a Luanda que será a primeira de um Chefe de Estado norte-americano a este País africano lusófono celebra a evolução da relação entre os EUA e Angola, sublinha o compromisso contínuo dos Estados Unidos para com os parceiros africanos.
Em Luanda, o Presidente Joe Biden vai reunir-se com o Chefe de Estado angolano, para discutir uma maior colaboração em prioridades partilhadas.
O Corredor do Lobito, seu pleno desenvolvimento e expansão, será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e Estados Unidos. As conversações vão, igualmente, incidir no reforço da segurança climática e a transição para energias limpas, além de questões sobre a paz e segurança.
Igualmente num comunicado publicado no site oficial, a Casa Branca confirma a primeira visita de Joe Biden ao continente africano, desde que assumiu o poder, e refere que, com João Lourenço, o Chefe de Estado norte-americano vai discutir, também, o reforço de parcerias económicas, que mantêm as empresas competitivas e protegem os trabalhadores, além de celebrar um projecto de assinatura da parceria para a Infra-estrutura e Investimento Global (PGI) do G7, sobre a visão conjunta do projecto ferroviário do Corredor do Lobito.