PÉROLAS NAS MEIAS-FINAIS SEM RIVAIS NO AFRICANO

0

Angola assegurou, ontem, presença na meia-final do 26.º Campeonato Africano das Nações (CAN) em andebol sénior feminino, mercê do triunfo, 34-15, frente à Argélia, em partida dos quartos-de-final da competição, que se disputa em Kinshasa, RDC, até sábado.

Face ao desnível, ao cabo dos dez minutos, 9-0, a favor da Selecção Nacional, a consistência defensiva permitiu as campeãs africanas marcarem nove golos, por via das transições defesa-ataque, ou seja, descartaram o ataque posicional.

Para facilitar o roubo de bola e sair em contra-ataque, Helena Paulo (central) e Juliana Machado (lateral-direita) jogaram ligeiramente adiantadas e frustraram o ataque do combinado argelino.

O primeiro golo das magrebinas foi apontado aos onze minutos. Aos 15, 11-2, parcial de 9-0. O seleccionador Carlos Viver retirou todas as atletas que integram o “sete” inicial, com excepção de Marta Alberto.

Cientes da importância da vitória, a segunda equipa não defraudou as expectativas. O treinador argelino, Farouk Dehili, decidiu atacar com sete jogadoras, situação que deixou descoberto as fragilidades da equipa do Norte de África, porque a baliza estava escancarada.

A estratégia teve efeito oposto. Os golos subsequentes das Pérolas foram marcados do lado oposto da quadra 1 do Pavilhão dos Mártires, fruto da boa leitura de jogo das comandadas de Carlos Viver. Ao intervalo, 19-8, era o resultado.

Na segunda parte, Eliane Paulo rendeu Marta Alberto, Viver promoveu as entradas de Bernadeth Belo e Chélcia Gabriel. Lateral e central aproveitaram a oportunidade para brilhar, e na companhia de Azenaide Carlos formaram a primeira linha.

A Argélia visou a baliza angolana após 15 minutos. Diante dos factos, Dehili decidiu manter a guarda-redes Mélissa Gouali na baliza, “perdido por um, perdido por mil”.  

Do lado oposto, com jogadas combinadas, as campeãs africanas mantiveram-se ousadas até ao apito final.

A central Helena Paulo, armadora do jogo das Pérolas, foi eleita Jogadora Mais Valiosa (MVP) do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *